segunda-feira, 30 de maio de 2011

Educação, princípio de tudo!


Por Carlos Pinho

A educação é um elemento essencial na formação do homem como cidadão e na construção de uma sociedade forte, ciente dos seus direitos e deveres.

No Brasil, muitas vezes, falta vontade política de muitos governantes, a fim de realizar um trabalho sério nessa área. Inúmeras escolas funcionam em condições precárias em nosso país.

Esse descaso ocorre, entre outros motivos, pelo fato desses políticos tirarem vantagem da ignorância da população. Um povo consciente e politizado é um povo que não se deixa levar por qualquer balela.

O Japão é um grande exemplo de revolução por meio da educação. Durante a Era Meiji (1868-1912), a terra do sol nascente vivenciou um período de acelerada modernização, ascendendo como uma potência mundial. Muito desse sucesso deveu-se a importância dada pelo Imperador Meiji ao desenvolvimento de um ensino de qualidade para todos os cidadãos. O lema da época era “aprender é a chave do sucesso na vida”. Uma lei educacional japonesa de 1872 previa: “dali em diante, em todo o país, em nenhuma vila haverá uma única casa sem educação, em nenhuma casa uma só pessoa ignorante”

Monteiro Lobato já dizia: “um país se faz com homens e livros”. Parafraseando o “poetinha”, Vinícius de Moraes: desculpe-me a ignorância, mas educação é fundamental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário